O Quintal
Este projeto pretende fomentar a prática da atividade agrícola e desenvolver o potencial social e formativo deste projeto.
“O Quintal” está dotado de uma forte componente pedagógica e social. Prevê espaços de cultivo para agregados familiares, contribuindo para o seu orçamento familiar e para a promoção da interação social, reforçando o espírito comunitário na utilização do espaço. Por outro lado, prevê espaços para as entidades/instituições locais para desenvolverem projetos de inserção social.
Para além das componentes já descritas, abrange também a pedagógica na disponibilização às escolas e/ou centros de atividades ocupacionais de terrenos para o desenvolvimento de projetos formativos, promovendo também uma consciência ambiental, através da Divisão do Ambiente da autarquia, na informação sobre a compostagem doméstica.
Neste âmbito, e o facto de o ano de 2016 ter sido proclamado pela ONU como o Ano Internacional das leguminosas e pela Assembleia da República o Ano Nacional de combate ao desperdício alimentar, estas duas componentes estarão presentes ao longo da vertente pedagógica.
No projeto pedagógico, as crianças recebem no espaço escolar uma sessão de sensibilização sobre compostagem e acompanham o processo desde a preparação do solo, plantio e apanha de diversos alimentos. Durante os meses de Março, Abril e Maio realizam visitas bimensais às suas hortas. No final do projeto, as escolas participantes juntam-se para uma sopa comunitária utilizando os legumes plantados durante o projeto.