"Ambi vai à escola” reforça programas de sensibilização ambiental para os mais novos
A Câmara Municipal da Horta está apostada no desenvolvimento, no concelho, de programas de sensibilização ambiental dirigidos à população em idade escolar. A garantia partiu do Presidente da Câmara Municipal da Horta na cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas, esta sexta-feira, na Casa de Infância de Santo António.
Para José Leonardo Silva, é fundamental reforçar os programas de sensibilização existentes destinados àquele público-alvo considerando que é nesta fase que se cultivam as boas práti-cas ambientais.
Neste contexto, acrescentou, deverá no corrente ano, avançar o projeto municipal "Ambi vai à escola", a mascote do Município que, de forma lúdica, pretende incutir nos mais jovens os princípios da valorização energética e da boa separação dos resíduos.
Para além deste, e apostando numa maior participação cívica, despoletada desde cedo, está em fase de preparação, o "Autarca por um dia", uma experiência que levará as crianças e jovens de todas as escolas do Município ao encontro da autarquia e dos seus serviços.
A Casa de Infância de Santo António é um dos oito estabelecimentos de ensino que, no ano letivo 2012-2013, receberam no concelho da Horta, o galardão Eco-Escolas, que comprova as boas práticas ambientais em contexto escolar.
As restantes escolas realizaram as respetivas cerimónias na Semana dos Resíduos, no passado mês de novembro, nomeadamente a Escola Básica 1,2 António José de Ávila, o Lar das Criancinhas da Horta, a EB 1/JI de Pedro Miguel, a Escola Profissional da Horta, a EB1/JI de Castelo Branco, o Centro Social e Paroquial das Angústias e a Escola Secundária Manuel de Arriaga.