• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 292202000

“Promover uma cidadania ativa e presente” motiva encontros de jovens em toda a ilha

fm1

Envolver os jovens na definição das políticas municipais de juventude é um dos objetivos subjacentes à criação do Fórum Municipal de Juventude, que vai percorrer as 13 freguesias da ilha do Faial durante o corrente ano. A iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal da Horta, foi apresentada esta quarta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, na presença de todas as freguesias parceiras.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal destacou a parceria com as Juntas de Freguesia do Faial, considerando-a "fundamental para desenvolver a nossa ilha e o nosso concelho". Para José Leonardo Silva, o Fórum será determinante no processo de auscultação das aspirações dos jovens faialenses e para apelar à sua participação política, social e cívica, promovendo, dessa forma, "uma cidadania ativa e presente".

"Este também é um exemplo de democracia participativa" e proporciona um espaço aberto ao diálogo e à participação de todos os jovens do concelho, adiantou o autarca para quem é fundamental criar condições para uma juventude mais dinâmica, empreendedora, capaz de refletir sobre a sua freguesia, o seu concelho e de intervir na comunidade local".

O Fórum Municipal da Juventude tem início já no próximo dia 7 de março, na freguesia da Matriz, integrado nas comemorações dos 500 anos de freguesia, percorrendo todas as fre-guesias da ilha e culminando, no último trimestre do ano, com um fórum agregador de resultados e propostas, no Teatro Faialense. "Pretende-se que as ideias que venham a ser partilhadas sejam objeto de análise e reflexão por parte do Município, de modo a ser um instrumento de delineação das políticas locais, ao longo do mandato", explicou a vereadora de Educação e Juventude, Ester Pereira.

Com o intuito de facilitar o processo de participação dos jovens, a Câmara Municipal lançou hoje um portal na internet destinado a promover a iniciativa em forumjuventude.cmhorta.pt, um email para troca de ideias e uma página na rede social facebook.

Os fóruns locais serão abertos ao público e pretendem incentivar ao encontro entre organi-zações de âmbito juvenil, ao diálogo entre jovens e forças políticas da freguesia e do concelho, favorecendo o diagnóstico dos pontos fortes e fracos de cada freguesia e a reflexão sobre a participação cívica, o voluntariado, os equipamentos existentes, o Turismo, o Ambiente e Sustentabilidade, a Educação, a Arte e a Cultura, o Desporto e Tempos Livres, a Empregabilidade, Inovação e Empreendedorismo, entre outros que possam ser propostos.

fm2