• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 292202000

Câmara da Horta lança Projeto “O Quintal”

Presidente_Oquintal

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, deu a conhecer, no passado dia 19, o projeto "o Quintal" a algumas turmas das escolas do Pasteleiro e dos Flamengos.

Ao implementar o projeto "O Quintal", o Município pretende proporcionar aos cidadãos, em especial aos que não têm terreno próprio, a possibilidade de cultivarem e usufruírem de produtos agrícolas frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar assim como atribuir às instituições e entidades locais a possibilidade de desenvolverem projetos formativos na área agrícola bem como projetos de inserção social.

Neste contexto, o projeto inclui as Hortas Familiares, as Hortas Pedagógicas e as Hortas Comunitárias onde se pretende que as pessoas que são alvo de penas comunitárias, numa vertente de reinserção social, valorizem mais o trabalho e encontrem formas de ocupação produtivas. Assim, as Hortas são espaços de interação e de aprendizagem, com um forte potencial social e formativo.

Com a criação deste projeto pretende-se ainda a requalificação de espaços que tendem a degradar-se quando não ocupados.

"O projeto O Quintal está dotado de uma forte componente social ao prever espaços de cultivo para agregados familiares com residência no concelho da Horta, contribuindo para o seu orçamento familiar e para a promoção da interação social, reforçando o espírito comunitário na utilização do espaço público e na manutenção do mesmo" afirmou o Presidente da Câmara da Horta para quem "fomentar a prática da atividade agrícola e o potencial social e formativo que lhe é inerente, são dois dos objetivos do projeto".

"O objetivo comum deste projeto é dar valor à Terra", preconizou o edil, sublinhando que este é o ano da Agricultura Familiar e, deste modo, pretende-se recuperar os valores perdidos há alguns anos a esta parte sobre o valor da terra e da produção própria de alimentos", concluiu.