Presidente da Câmara da Horta anuncia projeto “Autarca Por Um Dia”
O Presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou, esta segunda-feira, o projeto "Autarca Por Um Dia" que pretende levar o poder local a todas as escolas do concelho já este ano letivo.
José Leonardo Silva, que falava no Pavilhão da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) num momento que assinalou a abertura do ano letivo 2014-2015, afirmou que com esta iniciativa preten-de-se incutir nos mais jovens, espírito crítico e despoletar para uma cidadania mais ativa e interven-tiva na vida da sua comunidade para que possam refletir sobre questões relacionadas com a sua rua, a sua freguesia e o seu concelho. Para o efeito, a autarquia pretende, em primeiro lugar, abrir as suas portas, permitindo que todas as escolas possam visitar os seus serviços e perceber de que forma é que estes são úteis e necessários para a gestão diária do concelho.
Por outro lado, pretende-se que os alunos dos vários níveis de ensino, do primeiro ao terceiro ciclo, passando pelo secundário e pelo ensino secundário, possam colocar questões ao presidente e à vereação e recolher, numa fase posterior, contributos para os documentos de gestão do Município.
Na ocasião, o líder do executivo camarário destacou que o Faial está dotado de excelentes infraes-truturas ao serviço da comunidade escolar referindo-se, a título de exemplo, à recente inauguração das obras de remodelação e ampliação da Escola Básica Integrada da Horta decorrida no passado domingo, que vem "reforçar as condições de excelência ao dispor da comunidade educativa".
De acordo com o autarca, a Educação é um pilar fundamental na ação do Município enquanto eixo primordial na construção do futuro do concelho. Neste contexto e, dirigindo-se aos alunos presentes, José Leonardo Silva afirmou que "vocês são os homens e as mulheres de manhã, o futuro que temos de começar a construir já".
Da parte do Município, o presidente salientou que estará sempre disponível para colaborar com escolas do concelho na resolução de problemas procurando corresponder às necessidades e anseios da comunidade escolar.