• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 292202000

Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento reuniu nos Paços do Concelho

CMJCC

Decorreu no passado dia 10 de setembro a primeira reunião do Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento após a adaptação do seu regulamento à nova legislação em vigor.

O órgão, de caráter consultivo, visa articular medidas para uma melhor integração das políticas direcionadas aos jovens, incentivando a sua participação e sentido de cidadania.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal da Horta transmitiu às diferentes representações que o município está empenhado em criar mecanismos que levem à participação dos jovens na vida da sua sociedade.

"Para o Município, é aliás fundamental, a construção deste percurso, razão pela qual foram criados fóruns municipais de juventude, que estão hoje a acontecer em todas as freguesias do Faial, e que permitirão conhecer melhor aquelas que são as perspetivas de futuro dos nossos jovens e as áreas que consideram prioritárias para o nosso desenvolvimento comum", afirmou o autarca, para quem "as parcerias são fundamentais para o reconhecimento do papel das nossas instituições na socie-dade, dando também elas o exemplo aos mais jovens, de como promover sinergias, de como dinamizar e rentabilizar projetos, de como consciencializar os jovens para as suas capacidades e potencialidades".

Na reunião foram eleitas Delfina Goulart e Maria Teresa Ribeiro como 1ª e 2ª secretária, respetivamente, da mesa do Conselho sendo o seu responsável máximo, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva.

Hélder Costa, da Associação de Jovens Agricultores da Ilha do Faial, foi eleito representante do órgão no Conselho de Juventude dos Açores enquanto que Ana Isabel Dutra foi eleita como repre-sentante no Conselho Local de Educação.

Posteriormente, foi solicitado ao Conselho que se pronunciasse no sentido de apresentar ideias ou propostas para que possam ser consideradas na elaboração do Plano e Orçamento do Município 2015-2017.