Câmara Municipal lança medidas para dinamizar economia local e elege jovens como parceiros
O Presidente da Câmara Municipal da Horta desafiou, esta quinta-feira, os jovens faialenses a colaborarem e a participarem na construção do futuro da ilha do Faial. José Leonardo Silva falava na sessão de abertura das primeiras Jornadas da Juventude Empreendedora, que decorrem entre 6 e 8 de novembro, no Banco de Artistas.
Para o autarca "estas jornadas não pretendem ser um fim em si mesmo, antes pelo contrário, um ponto de partida para a criação, no concelho da Horta, de jovens informados, de jovens conscientes e despertos para os desafios de desenvolvimento que os rodeia, de jovens que queiram participar e colaborar nas decisões que lhes dizem respeito".
De acordo com o autarca, este evento foi pensado enquanto "momento agregador de projetos e de ideias inovadores, colocados de pé também por jovens que, com o seu exemplo e com a sua atitude, estão a contribuir para mais emprego, para mais inovação, para mais empreendedorismo e para uma efetiva valorização do trabalho, colocado ao serviço das suas comunidades".
Para o Presidente da Câmara é importante que o jovem "cresça valorizando a sua própria autoformação e a saber orientá-la para questões práticas de vida. Daí que as escolas aqui presentes, são parceiros fundamentais numa educação para o empreendedorismo e numa educação para a criação do autoemprego", afirmou.
Neste contexto, o edil declarou que o Município da Horta está a trabalhar empenhadamente para reunir, na ilha do Faial, condições interessantes para os receber e para acolher as suas ideias e projetos sendo, por isso, importante dar uma "nova dinâmica ao funcionamento do ninho de empresas, que funciona como uma incubadora de jovens negócios, e onde qualquer jovem ou jovem empresa pode desenvolver o seu projeto gozando de um arrendamento zero no ano inicial, tempo em que poderá preparar a instalação de um negócio, inclusive na área tecnológica, e com excelentes condições de aquisição, no Parque Empresarial e Tecnológico da Ilha do Faial, em Santa Bárbara, e que, em 2015, ficará efetivamente livre de taxas para incentivar a criação e a fixação de novas empresas".
Reconhecendo que a conjuntura económica não é fácil para quem pretende e quer investir, o autarca recusa uma posição derrotista, afirmando que o Município está disponível e quer ser parceiro ativo na dinamização da economia local, razão pela qual já a partir de 2015, "apresentamos um conjunto de medidas para todo o concelho, de que é exemplo, o próprio incentivo à reabilitação urbana, com majorações ao nível das taxas urbanísticas".
Neste percurso, a Câmara Municipal da Horta, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, dispõem em funcionamento, o Gabinete Municipal do investidor, também presente nas Jornadas, com o intuito de divulgar e de agilizar o acesso à informação e à resolução de processos ligados a investimentos privados na ilha do Faial.
Por último, José Leonardo Silva deixou uma mensagem de esperança aos jovens da ilha do Faial, dizendo-lhes, em primeiro lugar, que acredita nas suas ideias e naquilo que são capazes de fazer, que é importante que os jovens saibam ser jovens, com a irreverência que lhes é própria e com a criatividade que naturalmente brota do conhecimento que se permitem adquirir", concluiu.
As I Jornadas da Juventude Empreendedora, um evento que teve início esta quinta-feira, no Banco de Artistas, na cidade da Horta, realiza-se no âmbito do Fórum Municipal da Juventude e tem como objetivo auscultar os anseios e necessidade dos jovens chamando-os a pronunciar-se sobre a Política Municipal de Juventude.
Neste contexto, as I Jornadas de Juventude Empreendedora pretendem proporcionar atividades que visam desenvolver o espírito empreendedor e a criatividade, como é exemplo o painel "Empreendedorismo: Uma forma de estar na vida" ou o workshop de Stencil, ministrado pela jovem empresa, Idiotmag.
Esta edição contou, assim, com vários painéis temáticos, o primeiro subordinado ao tema "Desafios profissionais: contributo do empreendedorismo jovem nas escolas", com a presença de várias entidades e profissionais.
Com o objetivo de se alcançar uma maior e mais fácil interatividade foram criados workshops e demonstrações abertas de acordo com vários temas, como Artes Performativas, Cosmética e Culinária.