Orçamento Participativo jovem ao encontro do sentido de responsabilidade dos jovens faialenses
A Câmara Municipal da Horta vai implementar, no próximo ano, o orçamento participativo jovem. A medida, contemplada no Plano e Orçamento para o ano de 2015, pretende identificar, debater e atribuir prioridades a projetos específicos de interesse para o concelho.
Intervindo na sessão de abertura do fórum municipal de juventude, que se realizou no Banco de Artistas, na passada sexta-feira, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, esclareceu que o Orçamento Participativo Jovem é uma ferramenta que permitirá incluir aquela faixa etária "na elaboração das políticas públicas de juventude e na vida do concelho".
"Acreditamos na qualidade da vossa participação e no vosso sentido de responsabilidade", afirmou o autarca, dirigindo-se à plateia de jovens presentes no Fórum Municipal de Juven-tude, que serviu como momento de apresentação e reflexão sobre as propostas que foram recolhidas, ao longo do ano, nos fóruns que percorreram todas as freguesias da ilha do Faial, bem como no portal da juventude, criado pelo Município.
O Fórum Municipal de Juventude inclui, também, a realização de três dias de jornadas de juventude empreendedora, com workshops e mostra de exemplos de negócio lançados por jovens empreendedores, que se realizaram no Banco de Artistas, mas igualmente com expressão no Mercado Municipal da Horta e no Parque da Alagoa.