Licenciatura no DOP defende tripolaridade da Universidade dos Açores
O Presidente da Câmara Municipal da Horta defendeu, na passada sexta-feira, a concretização, na ilha do Faial, de uma licenciatura da área das Ciências do Mar, ministrada no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
Falando para uma plateia de pais e alunos que, no ano letivo 2014/ 2015, serão apoiados financeiramente pelo Município da Horta, para prosseguir estudos superiores, José Leonardo Silva realçou a importância do DOP para a afirmação da tripolaridade da academia açoriana.
"Temos a possibilidade de ter uma licenciatura de Ciências do Mar e a universidade tem a obrigação de desenvolver essa licenciatura no Faial, pois temos um polo universitário de excelência que é o DOP", realçou o edil, acrescentando que a tripolaridade da Universidade defende-se com ações concretas.
Neste sentido, o autarca garantiu que já se encontra em análise a possibilidade da autarquia da Horta apoiar, igualmente o DOP, na realização de mestrados, permitindo, dessa forma, dinamizar a economia da ilha e valorizar a Região.
Na passada sexta-feira, a Câmara Municipal da Horta assinou os contratos de concessão de apoio financeiro a 27 jovens-estudantes que se encontram a prosseguir estudos superiores fora da ilha, num apoio diluído em 10 prestações mensais e que atinge um valor global superior a 30 mil euros.
Na ocasião, José Leonardo Silva realçou a importância deste apoio para as famílias que socialmente têm maiores dificuldades em apoiar o seu educando nesta fase da sua vida, mas alertou que o apoio implica a assunção de responsabilidades por parte do jovem que deverá apresentar "bons resultados" para garantir a manutenção do apoio financeiro.