Festival da Juventude abre portas aos jovens e bandas do Triângulo
O cartaz da segunda edição do Festival da Juventude foi apresentado ontem de manhã, com uma promoção clara dos talentos musicais das ilhas do Triângulo e com forte componente social associada.
O festival, que decorrerá nos dias 27 e 28 de março, no Parque da Alagoa, é organizado pela Câmara Municipal da Horta e pela Associação de Jovens da Ilha do Faial, AJIFA, e contará com a presença de bandas do Faial, do Pico e de São Jorge, assim como uma banda e DJ nacionais.
"Pretendemos que este festival seja um festival da Juventude do Triângulo e que promova o talento que existe nestas três ilhas", realçou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, na apresentação do programa, que decorreu na manhã desta terça-feira, no Bar do Teatro Faialense.
Perante os parceiros e patrocinadores do evento, José Leonardo Silva anunciou que a inclusão de diversas atividades na programação do festival, não só na área do desporto, incluindo o adaptado, bem como a própria realização do desfile "A moda está na diferença" pela inclusão com a envolvência da boutique Móduz e do Grupo Moviment'Arte da APADIF são claros exemplos de preocupações sociais que devem assistir a todos, sobretudo os mais novos.
Neste contexto, as receitas de bilheteira, cobradas pelo acesso à tenda que será montada para a realização dos concertos e do desfile, na noite de 28 de março, reverterão em 10% para a APADIF, instituição que trabalha na área da deficiência há mais de duas décadas.
O II Festival da Juventude será, assim, uma oportunidade dos jovens, em período de férias da Páscoa, de participarem nos torneios de futsal adaptado e de street basket, assistirem ao desfile "A moda está na diferença" e às atuações das bandas Noisy Dogs, da ilha do Pico, Quinta Tribu, da ilha de São Jorge, Limão&Chá Verde, da ilha do Faial e The Fly, do Continente, que se juntam aos Dj's Diogo Vieira, Tógui e Rodrigo A, da ilha do Faial e Lady M, uma referência nacional.
Para André Silva, da AJIFA, a realização deste festival procura ir ao encontro das expectativas da juventude local, que vinha fazendo notar a necessidade de um evento desta natureza, bem como a sua organização teve subjacente uma grande preocupação pela qualidade das presenças envolvidas, que se traduzem num cartaz apelativo e que se espera também participado.
O II Festival da Juventude tem como parceiros a APADIF, a boutique Móduz, a Associação de basquetebol das Ilhas do Faial e do Pico, a Santa Casa da Misericórdia da Horta e a Polícia de segurança Pública, sendo patrocinadores do evento, a Agência de Viagens Abreu, a Super Bock, o Fayal Kompra e a Transmaçor.