Câmara quer distinguir sucesso e trabalho dos alunos das escolas do Faial
A Câmara Municipal da Horta vai distinguir, no próximo ano letivo, os alunos que no final de cada um dos ciclos de ensino, secundário e profissional mais se tenham destacado. A decisão foi justificada pelo Presidente da Câmara Municipal da Horta, com a necessidade da autarquia também contribuir para "a promoção de uma cultura de trabalho e de sucesso, ao nível do ensino".
Em intervenção realizada na sessão solene comemorativa do Dia da Escola Secundária Manuel de Arriaga, José Leonardo Silva explicou que "o Município pretende distinguir os alunos que, nos três estabelecimentos de ensino de referência da ilha do Faial, mais se evidenciem, promovendo o seu reconhecimento público, que não será mais do que o reconhecimento público de todos os agentes de ensino e das escolas do concelho".
"Gostaríamos genuinamente que as nossas escolas formassem para a mudança e para o exercício da autonomia, formassem para a utilização e criação de múltiplos saberes, para o desenvolvimento pessoal e para o exercício da auto crítica, para o respeito pela liberdade de cada um, para a diversidade e para a inclusão social", salientou o autarca.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, é importante que os jovens assumam o desejo de sucesso, que só se "atinge quando verdadeiramente acreditamos, trabalhamos e assumimos esse compromisso, pessoal e profissional".
"Há inclusive certos comportamentos desviantes, atualmente na ordem do dia, que poderiam justamente ser evitados, se promovêssemos esta cultura do trabalho e do sucesso junto dos nossos jovens, como uma cultura na moda e não justamente o contrário", concluiu.