• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 292202000

Município lança mega campanha de sensibilização ambiental em todo o concelho

Ambi

A Câmara Municipal da Horta arrancou na passada sexta-feira com uma nova campanha de sensibilização ambiental, que percorre toda a ilha do Faial. Ao longo dos próximos dias, seis mil domicílios do concelho, vão receber mini ecopontos domésticos, com mensagens explicativas e que incentivam à triagem e separação de resíduos.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, esta campanha é uma das mais significativas realizadas na ilha, indo ao encontro direto das pessoas, nas suas casas, num claro desafio à separação e à triagem de resíduos, alertando-as, simultaneamente, para as novas regras que vigoram desde a entrada em funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos.

O autarca apelou à colaboração de todos os faialenses neste esforço por um melhor ambiente, reforçando que, com este esforço, "o faial fica a ganhar".

A campanha arrancou no dia em que foi conhecido o vencedor do concurso escolar "O Ambi vai à escola", um concurso lançado no mês de março e que procurou incentivar os alunos à separação de papel/ cartão, plástico e metal, contabilizando as respetivas pesagens em função do número de alunos por escola.

A escola vencedora foi a Escola Básica e Jardim de Infância de Pedro Miguel, que, com 48 alunos, conseguiu separa 663 kg de papel/ cartão e 303 kg de plástico/ metal.

Inscreveram-se no concurso para além da Escola de Pedro Miguel, as escolas António José de Ávila, do Pasteleiro e da Vista Alegre, assim como a Casa de Infância de Santo António.

No cômputo geral, as escolas conseguiram triar e separar em apenas dois meses, cerca de 2 toneladas de papel/ cartão e 1 tonelada de plástico/ metal.

A escola vencedora recebeu um cheque-prenda, que se traduz em 250 euros em material escolar.