Câmara da Horta quer reforçar a prevenção das toxicodependências nas escolas do Faial
A Câmara Municipal da Horta e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) celebraram, esta segunda-feira, no Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da APADIF, um protocolo de cooperação social tendo em vista a concretização do projeto "Pinta o Futuro", no âmbito do Plano Municipal de Prevenção das Dependências.
"Pinta o Futuro" é um projeto inserido no Plano Municipal de Prevenção das Dependências que pretende promover ações de prevenção, sensibilização, informação e formação junto da comunida-de local com principal enfâse para o combate às dependências através da prevenção. Este ano letivo, o projeto abrangeu 44 alunos do 1.º ciclo.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal da Horta realçou a importância da temática das dependências, afirmando que o Município, através desta parceria com a APADIF, pretende continuar dar uma resposta positiva nesta vertente.
Para José Leonardo Silva é fundamental dar um passo mais à frente ao nível da prevenção secundária, no sentido de se prosseguir o objetivo de chegar ao 2.º ciclo. "No próximo ano letivo, a Câmara Municipal, em parceria com a APADIF, irá implementar com uma maior evidência a prevenção secundária", garantiu o edil, para quem este protocolo, mais do que valor monetário do mesmo, "vale pela necessidade de se alertar os jovens e os munícipes em geral para temática do combate às dependências".
Por outro lado, o autarca salientou o trabalho que o município tem desenvolvimento na área da inclusão social nomeadamente através da parceria com o Instituto da Segurança Social dos Açores onde a autarquia aderiu a programas operacionais nomeadamente o "Recuperar" e "FIOS", procu-rando promover a empregabilidade e a qualificação profissional, através da atividade ocupacional temporária de pessoas em risco de exclusão social.
Por último, o presidente da autarquia faialense destacou o trabalho que a APADIF tem vindo a desenvolver nesta área ao longo dos últimos anos, considerando-a como parceira fundamental da edilidade para tornar o concelho da Horta num concelho cada vez mais inclusivo.