• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 292202000

Orçamento Participativo Jovem do Município da Horta entra em fase de votação

opj1

O Presidente da Câmara Municipal da Horta anunciou, esta terça-feira, a entrada em fase de votação dos projetos concorrentes ao Orçamento Participativo Jovem do concelho da Horta.

José Leonardo Silva, que falava em conferência de imprensa nos Paços do Concelho, sublinhou que a autarquia tem como objetivo "transformar os jovens em atores sociais ativos, sendo o Orça-mento Participativo Jovem (OPJ) um instrumento cívico para colocá-los a participar na vida do seu concelho", afirmou.

De acordo com o autarca, o OPJ visa "incentivar a participação dos jovens" bem como promover "uma cidadania ativa e chamar os jovens a participar na vida da sua freguesia e de todo o Município", explicou o responsável do executivo camarário que se mostrou satisfeito com a mobilização desta faixa etária verificada.

O Presidente da Câmara avançou que foram apresentados 17 projetos, sendo que, após a análise técnica, apenas 9 deles foram selecionados para a fase de votação, tendo em conta que os restantes não respeitaram o Plano de Urbanização ou iam contra aquilo a Câmara Municipal já havia planeado.

Do boletim de voto do OPJ constam, então, nove projetos sendo eles um Concurso de Música Ele-trónica, uma Exposição e Concurso de Fotografia-100 fotografias, 100 lugares da ilha do Faial, a Umbrella City, o Ginásio ao ar livre dos Capelinhos, a TurBike-Jovens sobre Rodas, O meu querido Boby, Pela Minha Saúde, Arte Urbana-Sea City e a Requalificação das sedes dos Escuteiros. Para um melhor conhecimento de cada projeto poderá ser consultada a plataforma on-line do OPJ em http://opj.cmhorta.pt .

Poderão exercer o direito de voto nos projetos do OPJ pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos de idade, fazendo-se acompanhar pelo seu documento de identificação. Os interessados em votar poderão fazê-lo nas Juntas de Freguesia, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal da Horta ou na plataforma online do OPJ.

José Leonardo adiantou ainda que aquilo que for decidido pelos jovens será implementado em prol de uma democracia participativa.

A fase de votação termina no final do mês de novembro, iniciando-se em 2016 a concretização do projeto vencedor. O projeto escolhido pelos jovens votantes será apoiado em 10 mil euros. Caso esse projeto não necessite da totalidade do apoio, a CMH irá apoiar a implementação de dois projetos mas sem ultrapassar o valor estabelecido.