• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • 292202000

Câmara da Horta lança novo filme de sensibilização ambiental

Ambi filme

Na 7.ª Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos que se iniciou este sábado, a Câmara Municipal da Horta divulgou publicamente o novo filme de educação ambiental produzido pela autarquia e que acompanhará as próximas ações de sensibilização ambiental em todo o concelho.

"AMBI_Ação" é o título do novo filme e o resultado de mais de 15 anos de programas de sensibilização ambiental na ilha do Faial. Na apresentação do filme, que decorreu este sábado, no Teatro Faialense, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, relembrou que "a melhoria da qualidade do Ambiente é um trabalho de todos" e que, para este desafio, muito têm contribuído os sucessivos incentivos municipais à separação e triagem de resíduos.

Só este ano, salientou o autarca, foram distribuídos 6 mil mini ecopontos domésticos em todos os domicílios da ilha, no sentido de promover a separação e dar a conhecer o novo equipamento verde – a Central de Processamento de Resíduos – a funcionar na Praia do Norte.

Graças ao trabalho desenvolvido, acrescentou, e à entrada em funcionamento da nova infraestrutura registou-se de janeiro a outubro um aumento na valorização de resíduos na ordem das 40 toneladas no papel/ cartão, 25 toneladas na recolha de vidro, 70 toneladas no plástico e 10 toneladas no metal.

Para José Leonardo Silva, estes números espelham bem a importância dos projetos de sensibilização ambiental realizados nas escolas, nos centros de convívio de idosos e, de uma forma geral, através de inúmeras iniciativas dirigidas à população em geral, como os cursos de compostagem doméstica.

No dia em que foi apresentado o novo filme, a autarquia faialense relembrou algumas das principais campanhas que durante uma década e meia percorreram as escolas do concelho e a forma como contribuíram para a uniformização de uma imagem de marca ligada ao ambiente e consequentemente à criação do Ambi, mascote figurativa e personificada, que, desde o último ano letivo, percorre o concelho em inúmeras ações, como por exemplo, durante a Semana do Mar, associado à campanha de recolha de copos de plástico "Valoriza o Ambiente, valoriza-te!".