Autarquia abre portas e incentiva jovens a pensar o futuro do seu concelho
A Câmara Municipal da Horta assinalou hoje, dia 26 de novembro, o Dia do Poder Local. Para assinalar esta data, a autarquia faialense tem preparados diversos eventos nos dias 26, 27 e 30 de novembro, no âmbito do projeto "Autarca por um Dia", apresentado no ano passado a todos os níveis de ensino das escolas públicas da ilha do Faial.
O projeto consistiu na simulação de um processo eleitoral em todas as escolas, com apresentação de manifestos eleitorais e eleição dos vereadores à Câmara Municipal que, em reunião dos respetivo órgão, apresentarão à autarquia diversas propostas que esta, por sua vez, pretende contemplar em plano e orçamento municipal.
No período de antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara enalteceu o papel dos alunos e o empenho dos professores na concretização deste projeto municipal, e o interesse revelado pelos alunos na discussão de problemáticas comuns e do futuro da sua ilha.
Para José Leonardo Silva "é fundamental esta forma de orçamento participativo jovem por ser a forma mais natural de perceber as necessidades dos jovens e o que eles pensam sobre a sua freguesia, a sua cidade e a sua ilha".
Neste contexto, realizou-se na manhã desta quinta-feira, a primeira reunião de Câmara com os vereadores do 2.º ciclo do ensino básico, no salão nobre dos Paços do Município, onde 8 vereadores da lista vencedora da Escola Básica António José de Ávila, apresentaram e debateram as suas propostas com o Presidente da Câmara Municipal da Horta.
Os vereadores do 2.º ciclo apresentaram oito propostas de deliberação, que foram discutidas e aprofundadas, nas quais se incluíram temas tão diversos como a construção de um parque de lazer e desportivo no espaço envolvente à Torre do Relógio, a reabilitação de equipamentos e aquisição de novas diversões para o Parque da Alagoa ou a animação durante a Semana do Mar.
No Dia do Poder Local, a Câmara recebeu, ainda, a visita dos utentes do Centro de Convívio de Idosos da Casa do Povo dos Cedros, que pela primeira vez visitaram o edifício do Colégio dos Jesuítas e contactaram com a sua história.
Na sexta-feira, 27 de novembro, é a vez da reunião de câmara com os vereadores eleitos pelo 3.º ciclo do ensino básico, pelas 11h00, na sala das sessões, e, na segunda-feira, dia 30 de novembro, pelas 10h30, o debate com os vereadores do ensino secundário.